Nova Comissão Nacional de Incentivo à Cultura toma posse
Tomou posse, no dia 15 de agosto, os novos membros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). “Esse é um momento importante no processo de reconstrução do Ministério da Cultura. Estamos devolvendo o protagonismo a um grupo que representa a nossa sociedade, com gente diversa e atenta às diferentes necessidades do fazer cultural”, afirmou a ministra Margareth Menezes.
A nova comissão conta com cinco representantes da região Centro Oeste, três da Nordeste, quatro da Norte, cinco da Sudeste e três da Sul, em um total de 14 estados brasileiros. São 11 mulheres e nove homens.
Além de critérios de regionalidade e gênero, estão também representados os povos originários e tradicionais, da cultura popular, um especialista em acessibilidades artísticas e outro com foco de atuação no combate a discriminações e preconceitos.
O secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic) do MinC, Henilton Menezes, comemorou o “momento singular” de retomada do diálogo da sociedade civil com a cultura. Enalteceu os positivos números da cultura, representando 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) e empregando mais de sete milhões de pessoas. “A cultura também move a economia brasileira”, salientou.
Os novos membros do colegiado foram escolhidos por meio de um processo público seletivo conduzido pelo Ministério da Cultura. O mandato da CNIC terá vigência de agosto de 2023 a julho de 2025.
Fonte: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/comissao-nacional-de-...
Museum of Tomorrow is an Applied Sciences museum which explores the opportunities and challenges which humanity will be forced to tackle in the coming decades from the perspective of sustainability and conviviality. Launched December 2015 by Rio de Janeiro City Hall, Museum of Tomorrow is a Culture asset from Rio's Secretary of Culture currently managed by Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Example of a well-succeeded partnership between public power and private initiative, it has already received over three million visitors since opening. With Santander Bank as a Master Sponsor and a wide network of partner sponsors as Shell, IBM, IRB-Brasil RE, Engie, Grupo Globo and Instituto CCR, the museum was originally conceived by Roberto Marinho Foundation.