Encontros para o Amanhã: Inteligências e Saúde | Museu do Amanhã

terça-feira, 22 de outubro de 2024 19:00
Término:
terça-feira, 22 de outubro de 2024 22:00

A segunda temporada do projeto Encontros para o Amanhã está de volta em 2024 com uma edição especial sobre inteligências. Esta temporada promete ser um ponto de convergência para diálogos enriquecedores sobre as múltiplas inteligências que moldam nosso mundo.

Encontros para o Amanhã é uma série de seminários dedicados a fomentar diálogos sobre inteligências naturais, artificiais, relacionais e ancestrais. Ao longo de 2024, esses eventos vêm explorando suas interconexões nos campos da tecnologia, ciência, ecologia, clima, saúde, educação, comunicação e cultura.

Inteligências e saúde

Participe e aproveite esse Encontro com as ilustres médica e doutora em comunicação e cultura, Jurema Werneck, e Vanda Witoto, pedagoga e técnica em enfermagem, que será mediado pelo biólogo e divulgador científico Atila Iamarino

O tema central desta edição será a relação entre as Inteligências e Saúde em uma conversa sobre direitos humanos, divulgação e acesso à ciência, saberes medicinais e os diversos caminhos para a saúde em diferentes territórios e acontecerá no dia 22 de outubro às 19h. Este evento contará com a presença de destacadas personalidades:

Jurema Werneck é médica, doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil desde 2017. Cofundadora de Criola, organização de mulheres negras há 30 anos com sede no Rio de Janeiro e da Articulação das Organizações de Mulheres Negras Brasileiras, sendo sua primeira Secretária Executiva. Ela afirma "Diante dos descalabros que vivemos, há de haver um lugar para a inteligência de saúde coletiva se apresentar e se expressar com mais consistência na esfera pública."

Vanda Witoto é nascida e criada às margens do Rio Solimões, na aldeia Colônia no Município de Amaturá e é líder do povo Witoto no Brasil. É pedagoga pela UEAM, atuando com educação indígena e como ativista pelos direitos dos povos indígenas na cidade, em defesa do meio Ambiente e da justiça climática. Ela pontua: "Os povos originários seguram o céu. Nós fazemos isso a partir das medicinas tradicionais, da espiritualidade e da relação com a floresta."

A conversa será mediada pelo biólogo Atila Iamarino, que é dr. em Microbiologia pela USP, já tendo sido pesquisador na USP e na Yale University. Foi co-criador do ScienceBlogs Brasil, braço português da maior rede de blogs científicos do mundo e do Nerdologia, um canal de divulgação científica no YouTube. Hoje é comunicador no seu canal no Youtube com o mesmo nome com mais de 1,6 milhão de inscritos. Ganhou notoriedade pela comunicação sobre a pandemia da COVID-19 no Brasil nas redes sociais.

Atenção:

1. Evento sujeito à lotação — vagas limitadas
  2. Ao chegar ao Museu, encaminhe-se à entrada principal. Nossa equipe fará sua recepção, validando seu ingresso e entregando sua pulseira.
  3. A distribuição das pulseiras e a lotação do auditório são por ordem de chegada. O credenciamento começa a partir das 18h.

Experiência Única

Além dos seminários informativos, cada edição será registrada e disponibilizada na íntegra no canal do YouTube do Museu do Amanhã. Os eventos também darão origem a episódios de videocast, oferecendo entrevistas exclusivas com os palestrantes, permitindo que o público continue explorando os temas discutidos.

Encontros para o Amanhã conta com o apoio da Fundação Dom Cabral. A edição "Inteligências e Saúde" conta com patrocínio da EMS.

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, e conta com patrocinadores e parcerias que garantem a manutenção e execução dos projetos e programas ao longo do ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.